O governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e do Conselho de Recursos Hídricos (CRH), publicou a Resolução CRH/RS n° 390, que trata do acordo conduzido pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Comitê Gravatahy sobre as captações diretas no Rio Gravataí entre dezembro deste ano a abril de 2022, diante da perspectiva de mais um ano de escassez hídrica.
Para conferir a Resolução, acesse aqui.
No texto, também fica estabelecido que, quando o rio atingir o nível de alerta nas estações Alvorada (abaixo de 1,60m) e Gravataí (abaixo de 0,80m), poderá ser realizado rodízio, com a determinação de captação intermitente para o setor agrícola.
Quando for considerada situação crítica, ou seja, quando os níveis estiverem abaixo de 1m30cm (em Alvorada) e 50cm (em Gravataí), todas as captações que não forem destinadas ao abastecimento humano, como agricultura, comércio e indústria, devem ser suspensas até que a situação normalize. A notificação dos usuários do comércio e da indústria será de responsabilidade da Corsan.
O secretário e presidente do CRH, Luiz Henrique Viana, destaca que “o objetivo da medida é garantir o fornecimento de água para a população, mesmo que durante este período o Estado esteja registrando falta de chuva".
O presidente do Comitê Gravatahy, Sérgio Cardoso, reforça que “essa Resolução é um avanço, pois colabora para a gestão dos recursos hídricos e facilita a negociação de acordos entre usuários de água, população e governo”.
Os níveis do Rio Gravataí podem ser verificados, acessando aqui.
Texto: Priscila Valério
Edição: Vanessa Trindade
Fonte: SEMA RS
Comments