Reunião em Montes Claros (MG) apresenta resultados dos estudos para implementação da gestão integrada das águas na sub-bacia do Verde Grande
- amandachicattomkt
- há 15 minutos
- 3 min de leitura

Nesta terça-feira, 12 de agosto, no auditório do Parque de Exposições João Alencar Athayde, em Montes Claros (MG), a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e o Serviço Geológico do Brasil (SGB) promoveram o evento Gestão Integrada Rio/Aquífero na Bacia do Rio São Francisco: Seminário Final do Projeto Piloto Sub-bacia do Rio Verde Grande. Esse encontro contou com a parceria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Verde Grande (CBH Verde Grande), do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (INEMA/BA).

Dando sequência ao evento de Montes Claros, nesta quinta-feira, 14 de agosto, das 9h às 17h, no auditório do Colégio Estadual Velho Chico, em Carinhanha (BA), com apoio da prefeitura do município, acontecerá o encontro Gestão Integrada Rio/Aquífero na Bacia do Rio São Francisco: Seminário Final do Projeto Piloto na Sub-bacia do Rio Carinhanha. Ambos os eventos apresentam os resultados finais dos Estudos para a Implementação da Gestão Integrada de Águas Superficiais e Subterrâneas na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco: Sub-bacias dos Rios Verde Grande e Carinhanha. Para mais informações, os(as) interessados(as) podem entrar em contato pelo e-mail eventos@sgb.gov.br.
Esses eventos fazem parte da conclusão do TED 7/2018/ANA, parceria entre a ANA e o SGB. Para esses eventos foram convidados órgãos gestores de recursos hídricos da Bahia (INEMA) e Minas Gerais (IGAM), comitês de bacias hidrográficas (São Francisco, Verde Grande, Corrente/BA e Grande/BA), prefeituras dos municípios das bacias, grupos de usuários de água, empresas de abastecimento, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e universidades.
Em Montes Claros a especialista em regulação de recursos hídricos e saneamento básico da ANA Letícia de Moraes fez a contextualização do evento e a apresentação do Projeto Piloto. A pesquisadora em Geociências da SGB Maria Antonieta Mourão apresentou a síntese dos estudos desenvolvidos na bacia do Verde Grande e a temática das águas subterrâneas nessa bacia. Na sequência o pesquisador Márcio Cândido abordou a Hidrologia, Climatologia e usos das águas na bacia do rio Verde Grande. Roberto Kirchheim e Camila Mattiuzi, do SGB, explicaram as propostas de gestão de recursos hídricos para a bacia do Verde Grande. Por fim, o diretor-geral do IGAM, Marcelo da Fonseca, tratou da segurança hídrica para o Verde Grande em termos de planejamento e construção conjunta.
Em Carinhanha a especialista em regulação de recursos hídricos e saneamento básico da ANA Márcia Gaspar contextualizará o evento e apresentará o Projeto Piloto. A representante do SGB Viviane Cunha fará uma síntese dos estudos desenvolvidos na bacia do Carinhanha. Também pelo Serviço Geológico do Brasil, o pesquisador Éber José falará a respeito da Hidrologia, Climatologia e usos das águas nessa sub-bacia do São Francisco. Outro pesquisador do SGB, Roberto Kirchheim, apresentará propostas de gestão de recursos hídricos para a bacia do rio Carinhanha.
O rio Carinhanha
O rio Carinhanha nasce em Cocos (BA) e faz a divisa entre Minas Gerais e Bahia em grande parte do seu percurso de aproximadamente 450km até desaguar no rio São Francisco entre os municípios de Juvenília (MG) e Carinhanha (BA). O rio é um dos maiores afluentes do Velho Chico.
A bacia do Verde Grande
O rio Verde Grande é afluente da margem direita do rio São Francisco e está localizado quase completamente em Minas Gerais, entre os municípios de Montes Claros e Jaíba, com pequeno trecho na Bahia. Essa bacia é caracterizada pelo crônico déficit hídrico oriundo da implantação de projetos para agricultura irrigada, em meados dos anos 1990, e pelo regime hidrológico típico do Semiárido – marcado por prolongados e irregulares períodos de estiagem. Além disso, o Verde Grande possui sumidouros, que geram uma perda natural de água ao longo do rio, já que o recurso infiltra no subsolo e deixa de escoar superficialmente pelo rio.
Os principais usos da água na bacia hidrográfica do Verde Grande são a agricultura irrigada e o abastecimento público de aproximadamente 380 mil habitantes dos municípios mineiros de Montes Claros, Verdelândia e Jaíba.
Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)