Sumário da água

Blog da REBOB

Revista mineira de Recursos Hídricos abre chamada para trabalhos científicos


Imagem: Igam/Divulgação
Imagem: Igam/Divulgação

Está aberta, até 30 de setembro, a chamada para submissão de trabalhos científicos que irão compor o terceiro volume da Revista Mineira de Recursos Hídricos (RMRH). Editada pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), em formato eletrônico, a Revista publica artigos científicos e notas técnico-científicas. A submissão deve ser feita exclusivamente pelo site do periódico.


A RMRH visa conhecer e disseminar pesquisas científicas novas e relevantes na área de gestão de recursos hídricos. Segundo a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Marília Melo, que também é a editora-chefe da revista desde sua criação, o periódico também busca contribuir para o aprimoramento contínuo da execução da Política Estadual de Recursos Hídricos, com bases técnico-científicas, academicamente consolidadas.


São aceitos trabalhos que discorram sobre temas relativos a recursos hídricos, nas subáreas de planejamento integrado; instrumentos de gestão; tecnologia e problemas sanitários de irrigação; águas subterrâneas e poços profundos; hidrometeorologia; e análises qualitativas e quantitativas. Também podem ser submetidos artigos relacionados a instrumentos econômicos; sistemas de informação; questões sociais relacionadas; regulação do uso; controle de enchentes e de barragens; sedimentologia; gestão pública; usos e reuso da água; aproveitamento hidrelétrico; bem como sobre direito e normas relativas aos recursos hídricos e temas correlatos.


De acordo com o diretor geral do Igam, Marcelo da Fonseca, a revista foi criada com o propósito de unir o conhecimento acadêmico à Politica Publica de Recursos Hídricos do Estado de Minas Gerais. “É muito importante integrar o conhecimento cientifico à gestão de recursos hídricos no Estado, por isso convido a toda comunidade acadêmica e científica a submeterem artigos à revista”, disse.


As condições para submissão estão disponíveis no site da Revista, na aba ‘Submissões’, admitidos trabalhos originais e inéditos, que não estejam sendo avaliados por outra revista e que, pelo menos, um dos autores possua título de mestre ou doutor. No site também está disponível para download o Template, de uso obrigatório, com instruções detalhadas sobre dados a serem enviados, seu formato, bem como normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que devem ser utilizadas.


Como a RMRH tem periodicidade anual e adota fluxo contínuo de recebimento e publicação, após prazo de submissão para o volume atual, os textos continuam sendo recebidos e avaliados para publicação do próximo, em 2023.


Clique aqui para mais informações!

Wilma Gomes Ascom/Sisema

Fonte: Portal do Meio Ambiente MG

12 visualizações