Sumário da água

Blog da REBOB

A temática Água e Saneamento é destaque na manhã do terceiro dia do ENCOB

Atualizado: Out 8



No 3º dia do XXIII ENCOB, a Secretária Adjunta do CBH Paranapanema e Membro da Comissão Organizadora do evento, Suraya Modaelli, deu início aos trabalhos e fez a apresentação do Moderador da mesa da manhã da Roda de Diálogo, Luiz Henrique Magalhães Noquelli.



Noqueli é Superintendente de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso e Membro Titular do CBH dos Afluentes da Margem Esquerda do Rio Cuiabá.




Ângelo Lima, Secretário Executivo do Observatório da Governança das Águas - OGA, foi um dos Palestrantes da Roda de Diálogo do período da manhã no 3º dia do XXIII ENCOB.


O Palestrante abordou sobre Saneamento e Governança: O papel dos Comitês e deixou registrada a mensagem de que "O ENCOB deve ser essencialmente um encontro político afirmando a governança, a gestão descentralizada e participativa, integrada e sistêmica, discutindo o contraditório e ampliando a democracia."


Lima destacou os elementos para o papel dos Comitês de Bacias Hidrográficas, tais como: governança; política de Estado e não de governo; hidrocomplexidade: novos paradigmas para recursos hídricos; olhar sistêmico sobre o saneamento - urbano e rural; solução de saneamento em introduzir novas tecnologias e invoção para trabalhar com soluções mais próximas do cidadão; planos de contigenciamento construídos de forma transparente.





A Presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos – ABRHIDRO, Synara Olendzki Broch, abrilhantou a Roda de Diálogo da parte da manhão do 3º dia do XXIII ENCOB com o tema Universalização do Saneamento: Prioridade em uma bacia hidrográfica.


Synara fez um apanhado geral dos pressupostos do planejamento dos recursos hídricos e acerca do arcabouço legal do marco do saneamento de 2020.


A Palestrante consignou que a condução do planejamento deve sempre visar os Comitês de Bacias, que é o verdadeiro "chão de fábrica" na gestão de recursos hídricos e reforçou que as políticas relativas ao tema devem ser de Estado e não de governo.




Flávio Hadler Troger, Superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA, foi um dos Especialistas convidados na roda de Diálogo da parte da manhão do 3º dia do XXIII ENCOB.


Troger tratou sobre o tema Os planos de bacias e o saneamento e disse que temos diferentes recortes de planejamento de Recursos Hídricos, que devem estar focados, atráves de seus instrumentos, em identificar o planejamento dos demais setores para integralizar essa sinergia.


O Palestrante trouxe reflexões de como avançar para obter resultados mais efetivos no planejamento de recursos hídricos e saneamento.




Ao final da exposição dos Palestrantes, o moderador e contextualizador, Luiz Henrique M. Noqueli, recebeu as perguntas dos participantes on-line para as devidas respostas dos Especialistas convidados.

19 visualizações