top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Água e Educação Ambiental foi o tema da última Roda de Diálogo do ENCOB



Na Roda de Diálogo da tarde do 3º dia do XXIII ENCOB, Hilderado Buch, Coordenador do FNCBHs - Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, fez a apresentação da Moderadora convidada, Renata Rozendo Maranhão.



Renata Rozendo Maranhão é Coordenadora de Capacitação do SINGREH e Setor do Saneamento da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico - ANA e conduziu a RODA DE DIÁLOGO: Água e Educação Ambiental - Educação ambiental, capacitação e comunicação para a Gestão das Águas.




O Professor Titular Sênior do Instituto de Energia e Ambiente da USP, Pedro Jacob, honrou o XXIII ENCOB com sua palestra na roda de diálogo da tarde com o tema Conjuntura, crise hídrica e contexto, papel da educação.


Jacob registrou que a nuvem de palavras apresentadas pela Moderadora Renata Maranhão, dentre elas, sustentabilidade, conscientização e comprometimento, tem muito a ver com a reflexão dele sobre um dado concreto, que não é de hoje, mas que é uma realidade de escassez hídrica.


O Professor disse que teremos momentos de crise, como os vividos atualmente pelo Sudeste e pelo Sul do país, e também momentos em que teremos situações mais favoráveis, porém deve-se levar sempre em consideração a premissa da escassez hídrica.


O Palestrante destacou que tem participado ativamente de entrevistas para a mídia sobre questionamentos de problemas climáticos e hídricos, algo mutio difícil de responder. Segundo ele existe a realidade das incertezas e as complexidades do momento em que vivemos, cada vez mais, com a concretude dos relatórios apresentados pelo IPCC.


Jacob abordou os tópicos propostos dentro da agenda dos CBH's e disse que no contexto da governaça da água olhar para os espaços de diálogos é algo extremamente estratégico, e também levantou a reflexão de como estamos pensando as práticas sociais e o quanto falta para avançar para termos uma visão interdisciplinar nesse aspecto.




Pedro Paulo Carbone, Diretor Executivo da Inteletto Consultoria, foi um dos Palestrantes da Roda de Diálogo: Água e Educação Ambiental - Educação ambiental, capacitação e comunicação para a Gestão das Águas.


Carbone explanou com maestria sobre o tema Novo papel da educação e capacitação e indicou como Impactos da Instantaneidade: a sociabilidade virtual; fim da atenção exclusiva (concomitância das tarefas); danos a oralidade - comunicação escrita tempestiva e sentimento de isolamento - paradoxo de conexão.


Ao mesmo tempo, o Professor apontou a sua solução para esses problemas no caminho da educação na era da instantaneidade: uma proposta fundamentada na arte. Ele aproveitou o espaço e mostrou um vídeo do reconhecido pintor Van Gogh, que só obteve reconhecimento de suas obras após seu falecimento.




Vinicius Saraceni, da Atina Educação, também esteve presente na roda de Diálogo: Água e Educação Ambiental - Educação ambiental, capacitação e comunicação para a Gestão das Águas e abordou o tema Engajamento e comunicação.


Saraceni interagiu com o público alvo atravé do QR Code para o engajamento da enquete "Entendo que as relações entre os comitês se assemelha com..." os participantes deveriam marcar entre as respostas "centralizado, descentralizado ou distribuído".


O Professor consignou a água como agenda da sociedade: Desafios e caminhos e convidou o público "Vamos todos abrir as portas dos Castelos". Ele ressaltou o papel de compartilhamento dos CBH's.


Ele também falou que todo projeto tem um momento para acabar e após essa etapa vira um processo, por isso a Educação é um processo e não apenas um projeto.


A Especialista fez a contextualização do tema e iniciou os debates com o seguinte questionamento: "Por que discutir educação ambiental, capacitação e comunicação no ENCOB?"



Após as ricas palestras de cada Convidado da roda de Diálogo, a Moderadora da discussão iniciou a dinâmica entre as perguntas dos participantes on-line e as respostas dos professores.



Renata Maranhão encerrou a roda de Diálogo no final da tarde com uma linda mensagem da Carta das Juventudes para os Encontros Formativos sobre Água.

18 visualizações
bottom of page