top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Seleção de consultor para o projeto Bacia Amazônica recebe currículos até 25 de agosto


Foto: Rui Faquini / Banco de Imagens ANA
Foto: Rui Faquini / Banco de Imagens ANA

Os interessados em concorrer para uma vaga de assistente técnico de apoio para a Coordenação do Brasil no contexto do projeto Bacia Amazônica têm até 25 de agosto para enviarem currículo e carta de interesse para a seleção realizada pela Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). Ambos os documentos devem ser enviados de acordo com o termo de referência para o e-mail selecao@otca.org, indicando no assunto da mensagem: “Assistente Técnico de Apoio à Coordenação Brasil do Projeto”.

Ao profissional contratado caberá contribuir para o desenvolvimento e implementação do projeto em escala nacional, facilitar a comunicação entre as unidades regional e nacional de coordenação do Projeto, além de executar atividades técnicas e administrativas. Em termos de qualificação exigida, em caráter eliminatório, os candidatos devem ter formação de nível superior nas áreas de Engenharia, Ciências Biológicas, Química ou afins; com pelo menos cinco anos de graduação. Também é necessário possuir experiência na área de gestão de projetos ou recursos hídricos.

Também haverá uma análise de experiências profissionais desejáveis, em caráter classificatório, conforme o especificado no termo de referência. Também poderão acontecer entrevistas com os candidatos para esclarecer questões sobre as experiências apresentadas e para avaliar a capacidade de comunicação, habilidades e capacidades dos candidatos para o trabalho.

A duração da consultoria é de um ano, sendo que no período o contratado deve elaborar e apresentar relatórios das atividades mensais. Esses documentos deverão ser aprovados pela Coordenação Nacional e pela Coordenadoria Regional para que possa acontecer o pagamento de US$ 1.500 por mês – nesse valor já estão inclusos seguro, impostos e despesas para transferência, instalação e residência do consultor. Já o local de trabalho do profissional precisa ser no Brasil.

Mais informações sobre a seleção podem ser acessadas via site da OTCA ou ser solicitadas pelos e-mails marcelo.mazzola@ana.gov.br e fernando.cisneros@otca.org. Esta contratação acontece no âmbito do Projeto de Implementação do Programa de Ações Estratégicas (PAE) para Garantir a Gestão Integrada e Sustentável dos Recursos Hídricos Transfronteiriços da Bacia Hidrográfica Amazônica Considerando a Variabilidade e as Mudanças Climáticas. A iniciativa é financiada pelo Global Environment Facility (GEF) e conta com a atuação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), da OTCA e da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) no âmbito do Brasil.

O Projeto de Implementação do PAE apoia os países amazônicos a fortalecer a capacidade nacional e a governança regional da gestão integrada de recursos hídricos, melhorar a adaptação às mudanças climáticas. Além disso, a iniciativa busca garantir a produção de dados regionais consolidados para melhorar a tomada de decisões e a coordenação dos recursos hídricos da Amazônia, desde nascentes nos Andes até a foz do rio Amazonas, para promover um ecossistema mais saudável na Amazônia.

Mais de 7,8 milhões de pessoas que vivem na bacia Amazônica – 20% do total – já foram beneficiadas pelas ações do Projeto de Implementação, segundo dados da OTCA e do Programa para o Meio Ambiente da Organização das Nações Unidas (ONU). A ação realizou o monitoramento ambiental integrado de 600 milhões de hectares e estabeleceu autoridades nacionais de água (nos moldes da ANA) na Guiana e no Suriname. Também foram capacitados 1,4 mil profissionais da região e 10 mil membros de comunidades locais na temática da gestão integrada de recursos hídricos.

A OTCA

A Organização do Tratado de Cooperação Amazônica é uma entidade intergovernamental que conta com representantes de oito países membros com territórios na Amazônia: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. Em sua atuação, a OTCA incentiva o desenvolvimento sustentável e a inclusão social na região.

Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM) Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) (61) 2109-5129/5495/5103

29 visualizações
bottom of page