top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Sema divulga novo boletim sobre situação da estiagem no RS


Divulgado Boletim Especial sobre Estiagem no RS, com dados atualizados de 2019 a 2021 - Foto: Divulgação Sema
Divulgado Boletim Especial sobre Estiagem no RS, com dados atualizados de 2019 a 2021 - Foto: Divulgação Sema

A equipe da Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) divulgou o Boletim Especial sobre Estiagem no RS, com dados atualizados de 2019 a 2021. Conforme o relatório, o Estado vem enfrentando um evento crítico de estiagem desde novembro de 2019, fato que ocasionou impactos em diversas áreas e o decreto de situação de emergência em 415 municípios do Rio Grande do Sul, de acordo com a Defesa Civil Estadual.


Em abril de 2020, a equipe já havia publicado um documento, sinalizando as consequências da estiagem nos rios gaúchos, comparando o evento com anos anteriores e apresentando um prognóstico climático para os meses seguintes.


Nesta nova versão, o objetivo do material foi avaliar os efeitos da estiagem durante o mês de novembro de 2019 a julho de 2021, principalmente quanto às chuvas e disponibilidade hídrica. O Boletim mostra que para os próximos meses de inverno é esperada a ocorrência de chuvas mas sem volumes suficientes para que ocorra a recarga hídrica.


A meteorologista Cátia Valente avalia que, de acordo com os estudos, as condições futuras não se mostram favoráveis. “Pelo o que podemos notar o cenário não tende a se tornar positivo quanto à recuperação do déficit hídrico no RS. Por isso, nós da Sala de Situação seguiremos monitorando as condições climáticas no Estado”, concluiu.


Por fim, o prognóstico climático atual sugere, novamente, que não haverá uma recarga hídrica das bacias devido à falta de chuva. E, em função do calendário de plantio, - sobretudo arroz e soja- há risco substancial de comprometimento da disponibilidade hídrica nas bacias gaúchas, demandando ações de gestão e regulação de recursos hídricos, principalmente nas bacias com conflito de uso da água.


Para conferir o relatório atual, acesse aqui

Para conferir o relatório anterior, clique aqui


Texto: Priscila Valério

Edição: Vanessa Trindade


Fonte: SEMA-RS

4 visualizações
FOOTER-STAKEHOLDERS-SITE-REBOB.jpg
logo-rebob-rodapé.png

A Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas - REBOB é uma entidade sem fins lucrativos constituída na forma jurídicos de Associação Civil, formada por associações e consórcios de municípios, associações de usuários, comitês de bacia e outras organizações afins, estabelecidas em âmbito de bacias hidrográficas.

  • Telegram
  • LinkedIn App Icon
  • Wix Facebook page
bottom of page