top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Sema realiza capacitação no Programa Estadual de Revitalização de Bacias Hidrográficas do RS


O treinamento é voltado a projetos estruturantes que compõem o Programa Estadual de Revitalização de Bacias Hidrográficas do RS. - Foto: Divulgação Sema
O treinamento é voltado a projetos estruturantes que compõem o Programa Estadual de Revitalização de Bacias Hidrográficas do RS. - Foto: Divulgação Sema


Sema realiza capacitação para aplicar ações do Programa Estadual de Revitalização de Bacias Hidrográficas do Rio Grande do Sul


Os técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) estiveram em Glorinha, nesta quarta-feira (13), ministrando uma capacitação para os extensionistas da Emater-RS. O treinamento é voltado a projetos estruturantes que compõem o Programa Estadual de Revitalização de Bacias Hidrográficas do Rio Grande do Sul.


Pela manhã, o tema da palestra abordou a metodologia a ser usada no Diagnóstico e Monitoramento da Recuperação de Áreas Degradadas Mapeadas em Áreas de Preservação Permanente (APP) de Cursos D’Água nas Bacias Hidrográficas do Rio Gravataí e do Rio dos Sinos.


O grupo realizou uma atividade prática, no turno da tarde, na propriedade rural do Sr. Moacir Raupp, para analisar aspectos de restauração ecológica, explorando as estratégias potenciais do local.


Conforme o diretor do Departamento de Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento (DRHS), Ivo Lessa, a proposta vai além da segurança hídrica. “Também visa a melhoria da condição das águas e a garantia de preservação, conservação e recuperação do nosso meio ambiente”.


A Emater será a responsável pelo diagnóstico (com posterior monitoramento) de áreas pré-selecionadas pela SEMA e entrega de projetos técnicos para recuperação de 50 hectares de APP de cursos d’água em cada bacia hidrográfica. Com esses produtos, a SEMA licitará a contratação de empresa para implantação dos projetos (cercamento, plantio de mudas, entre outras ações).


O Programa Estadual de Revitalização de Bacias Hidrográficas do Rio Grande do Sul tem como objetivo desenvolver propostas para reverter ou mitigar os impactos ambientais ocorridos nas unidades hidrográficas do RS para ampliar a segurança hídrica. Além disso, é uma das áreas que integra o Programa Avançar na Sustentabilidade, lançado em janeiro de 2021.


Texto: Priscila Valério


Fonte: SEMA-RS

14 visualizações
bottom of page