A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) realizou, na sexta-feira (29/04), o DHRS Comunica. O evento on-line, de iniciativa do Departamento de Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento (DRHS), teve como tema central o Relatório Anual de Recursos Hídricos de 2021.
Durante a abertura, a secretária da Sema, Marjorie Kauffmann, falou sobre o início do DRHS Comunica, em 2019, que surgiu com a intenção de comunicar internamente as iniciativas do departamento.
“Atualmente o projeto conta com a adesão significativa do público externo, dando visibilidade para as ações realizadas pela Secretaria. É uma forma de prestar contas sobre as iniciativas que visam promover a melhora quantitativa e qualitativa dos recursos hídricos do nosso Estado”, reforçou a secretária.
Na sequência, o diretor do DRHS, Ivo Lessa, ressaltou as novas estratégias para divulgar os materiais produzidos pelo setor e informou que o relatório será apresentado a todos os poderes, para que mais pessoas conheçam os projetos realizados pelo departamento.
A chefe da Divisão de Planejamento do DRHS, Raíza Schuster, apresentou o Relatório. O documento, dividido em 12 capítulos, aborda os sistemas de informação sobre recursos hídricos, programas, gestão das águas superficiais e subterrâneas, gestão de risco de desastres, entre outros.
Para conferir a síntese do material, acesse aqui.
Outros cinco temas foram apresentados, como o panorama da Rede Telemétrica, o funcionamento da Sala de Situação, o Sistema de Outorga (SIOUT RS), além do Mapa Estratégico do Plano Estadual de Recursos Hídricos.
“Conseguimos avançar em muitos projetos em 2021, como a implementação do SIOUT, os Planos Mampituba e Apuaê-inhandava, entre outros. Agora em 2022, daremos continuidade ao trabalho desenvolvido até aqui. No próximo mês, inclusive, realizaremos oficinas com setores usuários e transversais e Comitês”, destacou Raíza.
Para saber mais sobre o Relatório Anual de Recursos Hídricos, clique aqui.
DRHS Comunica
O DRHS Comunica iniciou em 2019 com o objetivo de trocar experiência e conhecimento. Em 2020 o projeto foi ampliado e tornou-se parte de uma capacitação contínua sobre gestão de recursos hídricos e saneamento, buscando aprimorar o trabalho desenvolvido na Secretaria.
Texto: Ascom Sema/Fepam
Comentários