top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Senegal e Conselho Mundial da Água adiam o 9º Fórum Mundial da Água para 2022


O Conselho Mundial da Água (World Water Council) juntamente com o Comitê Organizador local do 9º Fórum Mundial da Água – Dakar, Senegal, anunciou na manhã dessa terça-feira, dia 03, o adiamento de março de 2021 para março de 2022 do principal evento sobre água no mundo.

Em síntese, no comunicado, o Conselho informou que o adiamento do evento ocorreu em decorrência dos atrasos no processo preparativo em decorrência da atual crise sanitária do Covid-19, e portanto, os eventos preparativos foram adiados para 2021. Nos próximos dias serão liberados mais informações e detalhes sobre esse adiamento.

A decisão foi tomada após reunião na última segunda-feira, dia 02 de novembro, entre o presidente do WWC, Loïc Fauchon, e o presidente da República do Senegal, Macky Sall, que discutiram além do adiamento do evento sobre a sua preparação e organização.

 

Leia a seguir a nota na íntegra traduzida abaixo: Link original Dakar, Senegal, 2 de novembro de 2020.

Senegal e o Conselho Mundial da Água decidiram pelo adiamento do 9º Fórum Mundial da Água para a semana entre os dias 21 e 26 de março de 2022.

O adiamento foi decidido em razão da evolução global da pandemia de Covid-19, que atrasou o processo preparatório do Fórum e obrigou as organizações a reagendarem eventos introdutórios, além de garantir melhores condições sanitárias para a participação dos stakeholders.

Vale lembrar, que o próximo Fórum, que terá como tema “Segurança Hídrica para a Paz e o Desenvolvimento”, será o primeiro a ocorrer na África subsaariana. Uma plataforma ficará disponível para profissionais e tomadores de decisão responderem à prioridade de aceleração e expansão do acesso à água e ao saneamento por todos. Numa Era marcada pela Covid-19, o Fórum também ajudará a construir um mundo mais resiliente, no qual a água é um elemento central no atendimento de necessidades básicas da humanidade e do planeta.

O Conselho Mundial da Água expressa sua gratidão e agradecimento ao Presidente da República do Senegal, o Exmo. Sr. Macky Sall, pelo seu comprometimento e apoio contínuo na realização do Fórum sob as melhores condições possíveis para se atingir os resultados esperados. Este comprometimento confirma o engajamento senegalês em abordar os problemas hídricos e fazer da água uma fonte de paz e não de conflito.

Esta também é uma oportunidade para agradecer os parceiros e inúmeras organizações ao redor do mundo que se mobilizaram para o processo preparatório do Fórum, especialmente no desenvolvimento do conteúdo temático. Notável progresso já foi verificado e todos aqueles envolvidos estão animados em continuar com seus trabalhos e fazer do 9º Fórum Mundial da Água um sucesso histórico.

Essa mobilização excepcional será assinalada em 2021 pelos numerosos eventos preparatórios por todos os continentes que colocarão a água no centro de políticas públicas.

O Senegal e o Conselho Mundial da Água, ao lado de seus parceiros, estão totalmente comprometidos em garantir que o Fórum do Dakar – incluindo a sua cúpula de Chefes de Estado – seja realizado e responda às políticas prioritárias quanto à preservação e gestão deste importante, mas ameaçado, recurso.

República do Senegal, Comitê Organizador do 9º Fórum Mundial da Água e Conselho Mundial da Água

Fonte: Conselho Mundial da Água e PCJ

5 visualizações
bottom of page