Sumário da água

Blog da REBOB

Simpósio vai transformar Belo Horizonte na capital nacional das águas em novembro

Belo Horizonte recebe o XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos trazendo os avanços na gestão dos recursos naturais com uma série de conferências, mesas redondas e atividades paralelas em formato híbrido que pensam soluções para o futuro da sociedade.


Como usar a água de forma mais consciente e eficiente? No mês em que as chuvas têm sido abundantes na capital mineira e região metropolitana, o XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos chega a Belo Horizonte trazendo os avanços na gestão das águas e a importância de se pensar suas várias formas de uso para conter os danos provocados pelas mudanças climáticas.


Entre os dias 21 a 26 de novembro de 2021, o Expominas BH vai se tornar palco do simpósio que reunirá diversos especialistas – inclusive, internacionais – para compartilhar e discutir assuntos fundamentais para a saúde do planeta e o futuro das novas gerações. Com o tema Água em pauta: múltiplas dimensões, o evento debaterá assuntos atuais, como planejamento e gestão, processos hidráulicos, hidrologia urbana, proteção de mananciais e a recuperação ambiental de bacias.


O encontro ocorrerá em modelo híbrido e vai reunir mais de 3 mil pessoas (em caráter presencial e à distância), entre representantes de órgãos públicos e privados, estudantes, pesquisadores e profissionais de setores usuários que se dedicarão aos debates sobre a água no Brasil. A iniciativa é da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), com a co-realização do Governo de Minas e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e outras entidades parceiras.


“O bom momento justifica a escolha de Minas para sediar esse grande debate de ideias. O Estado vem se desenvolvendo e se destacando por suas medidas em diferentes áreas para garantir quantidade e qualidade dos recursos hídricos para os diversos usos”, diz a presidente da Comissão Organizadora, Marília Melo. O Programa Água Doce (PAD) em Minas, por exemplo, tem a previsão de levar, até o final deste ano, água potável e de qualidade a mais de 30 mil pessoas do semiárido mineiro.


Com a expectativa de movimentar R$ 26 milhões na economia local, o Simpósio deve gerar 480 empregos diretos e 390 postos de trabalho indiretos na capital mineira. Serão nove conferências, 12 mesas redondas, e ainda a apresentação de cerca de 800 trabalhos técnicos. Além das atividades pagas, haverá 40 atividades gratuitas ao público em geral, que poderão ser assistidas no Canal do YouTube da entidade.


As inscrições seguem abertas, tanto para as atividades pagas quanto as gratuitas, e podem ser feitas até a data do evento no próprio site do XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos.


Fonte: ABRHidro

16 visualizações