top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Simpósio de Recursos Hídricos encerra com Carta de Belo Horizonte

Os avanços já obtidos com a política nacional de recursos hídricos e a defesa de melhorias na governança multinível das águas são alguns dos destaques do documento, que sintetiza as discussões do evento promovido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos


O mundo das águas acaba de ganhar novos horizontes, com o encerramento do XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. Entre os dias 21 a 25 de novembro, o evento reuniu cerca de 3 mil participantes no formato híbrido – presencial e online – entre acadêmicos, agentes do setor e profissionais de diversas instituições. Foi uma programação intensa, alicerçada sob o tema central Água em pauta: múltiplas dimensões, e que encerra nesta sexta-feira (26) com visitas técnicas.


Como resultado do evento, foi elaborada a Carta de Belo Horizonte. Nela, são reconhecidos os avanços promovidos pela Lei Federal 9.433/97 (Política Nacional de Recursos Hídricos), prestes a completar 25 anos, bem como as iniciativas ligadas às questões da água defendidas pela ABRHidro, que celebrará 45 anos de atuação no Brasil em 2022. A Carta tem como objetivo fundamental oferecer fortes subsídios para a gestão da água pensando nas gerações atuais e futuras, em um cenário complexo e incerto de mudanças globais. O documento ficará disponível no site da entidade.


Programação variada

As conferências, mesas-redondas e sessões temáticas transformaram o Expominas, em Belo Horizonte, no centro das atenções de especialistas e autoridades em gestão hídrica, englobando um total de 230 horas de conteúdo e até nove atividades simultâneas. Foram propostas discussões em torno da promoção de segurança hídrica, do novo marco legal de saneamento, bem como quanto à importância da Amazônia e o papel das mulheres na água, entre outros temas. Em paralelo, foi realizada a Expohidro, com estandes de empresas e instituições, e promovidas várias sessões para lançamentos de livros como o Mulheres pela Água, relato pessoal da trajetória de 51 profissionais atuantes no segmento. Para complementar, uma base de conhecimentos dinamizou o evento. E um total de 820 trabalhos técnicos apresentados já estão nos anais do site da entidade disponíveis para consulta. A Assembleia Geral oficializou o final da programação do XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, com a eleição do novo presidente Cristóvão Vicente Scapulatempo Fernandes e da vice Suzana Montenegro para o mandato do próximo biênio da Associação.


Protocolo de intenções

Como uma das múltiplas atividades paralelas ao Simpósio, na quinta-feira (25), foi celebrado um Protocolo de Intenções entre o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), a Copasa, o IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas), a SEMAD (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), o IEF (Instituto Estadual de Florestas), e a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte.


O documento prevê ações conjuntas para garantir a segurança hídrica da Região Metropolitana de Belo Horizonte, aumentar a capacidade de resiliência da região do Alto Rio das Velhas e promover a manutenção dos ecossistemas aquáticos do rio.


Missão cumprida

Ao fazer um balanço do evento, a presidente da Associação, Synara Broch, afirmou que, muito além de protagonista, a entidade é mediadora entre os diferentes segmentos de usuários de água, poder público e sociedade. Missão mais uma vez cumprida nesta edição do Simpósio. O fato de ter sido híbrida (presencial e virtual), permitiu, segundo ela, a participação de especialistas do Brasil e do exterior de forma muito mais democrática. “Tivemos acessos do mundo inteiro em nossa plataforma, o que comprovou o interesse e as conexões que a água desperta em toda a comunidade técnico-científica”. Ela também fez questão de assinalar que a correalização com o Governo do Estado de Minas Gerais e a FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) e apoio de parceiros foram fundamentais para o sucesso do Simpósio.


A boa notícia, reforçou a presidente, é que a extensa gama de conteúdos do Simpósio continuará acessível aos inscritos no site www.abrhidro.org.br pelo período de cinco anos. Para o público em geral, os conteúdos gratuitos permanecerão no canal do YouTube da entidade.

Assessoria de Imprensa: M.Bertelli Comunicação (48) 99963.0416


Fonte: ABRHidro

7 visualizações
bottom of page