top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Site Casa do Velho Chico é lançado nesta quarta (12) e traz histórias do rio São Francisco


Desde 04 de outubro de 2001, o Museu Ambiental Casa do Velho Chico, situado no município de Traipu, em Alagoas, tem desempenhado um importante papel no resgate da memória e no auxílio da conscientização ecológica da população ribeirinha. Para fortalecer e levar para mais pessoas a história do Museu, será lançado hoje, às 18h, o site que trará fragmentos de histórias relacionadas ao rio São Francisco.


Importante ressaltar que o Museu Ambiental Casa do Velho Chico alcançou essa visibilidade graças aos seus fundadores, Jacira Machado Lima e Antônio Jackson Borges Lima, que durante anos realizaram ações de pesquisa e sistematização das informações referentes ao Museu e ao Rio São Francisco e que agora serão vistos de qualquer lugar do mundo por meio do site http://casadovelhochico.com.br/ e das redes sociais onde o público acessará as peças, instalações e as histórias que se encontram lá.


Para um dos fundadores e diretor do Museu Ambiental Casa do Velho Chico, Antônio Jackson Borges Lima, a ideia da fundação do museu foi evidenciar as várias atividades econômicas que o rio São Francisco pode proporcionar, bem como mostrar a degradação ambiental sofrida por ele. “A minha intenção, juntamente com a Jacira, foi trabalhar para construir um acervo onde as crianças e demais pessoas interessadas pela história do rio São Francisco pudessem conhecer tudo que acontece com ele e por meio dele. Com isso, quero despertar em cada um a valorização do rio e a defesa do Velho Chico. Este é um meio de mostrar minha preocupação com ele e o meu desejo é que cada um lute pela preservação do rio São Francisco”, disse.



Segundo Igor Machado, coordenador de conteúdo e designer, além de sobrinho dos fundadores, a intenção é tornar a visita ao museu acessível mesmo aos que não podem visitá-lo pessoalmente. “Está previsto também a criação de um documentário institucional que provavelmente terá seu lançamento em 29 de maio, às 16h, na modalidade on-line, onde será apresentada parte da história, dos valores defendidos por seus fundadores e do acervo pertencente ao Museu Ambiental. Queremos realizar ainda três palestras em cidades ribeirinhas que serão colocadas em prática assim que as escolas voltarem ao funcionamento normal”, explicou.


Machado revelou que o projeto “A Casa do Velho Chico” é um registro e difusão contemplado por meio do Edital de Premiação para Documentação e Difusão de Bens Culturais, promovido pelo Governo do Estado de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult) por meio da Lei Aldir Blanc.



Projeto de Registro e Difusão “A Casa Do Velho Chico”


Coordenador de Conteúdo e Designer: Igor Machado

Pesquisa e Textos: Anna Kelmany

Identidade Visual: Ulysses Lins

Web Designer: José Faustino Neto

Fotografias: Anna Kelmany e Iasmyn Lins

Redes Sociais: Arteiros S/A


Equipe Museu Ambiental Casa do Velho Chico


Diretor Fundador: Antônio Jackson

Diretora Administrativa: Jacira Machado Lima

Diretor Operacional: Antônio Jácomes

Coordenador Administrativo: Walisson Oliveira

Assessoria de Comunicação CBHSF:

TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social *Texto: Deisy Nascimento *Fotos: Anna Kelmany e Iasmyn Lins

8 visualizações
bottom of page