top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

SP Águas conclui amplo estudo para fortalecer 43 mananciais do estado de São Paulo

  • 12 de jun.
  • 3 min de leitura

Projeto Mananciais identificou áreas prioritárias para conservação, recomposição florestal, contenção e estabilização de margens de rios e córregos, com o objetivo de ampliar a resiliência hídrica das regiões paulistas. Subsídios nortearão políticas públicas estaduais e municipais


A Agência de Águas do Estado de São Paulo (SP Águas) desenvolveu ações estratégicas para garantir a segurança hídrica e a preservação dos recursos naturais por meio do Projeto Mananciais, iniciativa que integra o Programa Rios Vivos. O projeto identificou 43 mananciais no Estado de São Paulo com indicativos de possível indisponibilidade hídrica no futuro, reforçando a necessidade de planejamento e atuação preventiva para assegurar o abastecimento humano.


O objetivo do Projeto Mananciais é garantir condições adequadas de quantidade e qualidade das águas no Estado, promovendo revitalização ambiental, sustentabilidade e segurança hídrica nas bacias hidrográficas paulistas. Entre os principais resultados alcançados pelo estudo estão a identificação de 596 hectares de áreas úmidas prioritárias para conservação e 393 hectares destinados à recomposição florestal, área equivalente a aproximadamente 390 campos de futebol. Também foram elaborados projetos de engenharia para seis obras de contenção e estabilização de margens de rios e córregos.


As ações contemplaram ainda programas de educação ambiental em 58 municípios paulistas, com previsão de integração às atividades escolares, além do desenvolvimento de projetos para implantação de 16 parques voltados ao lazer, à preservação ambiental e à conscientização da população.


Outro destaque foi a elaboração de diretrizes e manuais técnicos para 43 bacias hidrográficas, com orientações sobre uso racional da água, conservação do solo e prevenção ao assoreamento. O projeto também desenvolveu um manual para orientar investimentos em programas de pagamento por serviços ambientais, incluindo potencial de geração de créditos de carbono.


“O Projeto Mananciais evidencia a importância de uma gestão integrada e preventiva dos recursos hídricos, ao combinar recuperação ambiental, proteção de áreas úmidas e instrumentos econômicos de conservação, com impacto direto na vida de milhões de pessoas”, afirma Nelson Lima, diretor da SP Águas.


Ações por regiões


As iniciativas do Projeto Mananciais foram organizadas em três eixos territoriais de atuação.


Eixo Tietê


No Eixo Tietê, o projeto contempla 16 cursos d’água, com propostas de diretrizes técnicas para uso e conservação, além da estruturação de programas de pagamento por serviços ambientais em 16 municípios. Também foram desenvolvidas propostas de estabilização de margens em três cursos d’água, além da previsão de implantação de cinco parques e de 11 projetos modulares — soluções padronizadas que podem ser replicadas em diferentes locais, como recuperação de nascentes, proteção de margens, controle de erosão e drenagem. O projeto estima potencial de recomposição de 84,92 hectares, conservação de 301 hectares de áreas úmidas e o plantio de mais de 110 mil mudas, podendo beneficiar cerca de 1,06 milhão de pessoas em municípios como Bauru, Itu, Rio Claro, São José do Rio Preto e Araçatuba.


Eixo Norte


No Norte do Estado, o projeto abrange 10 cursos d’água e prevê a implementação de programas de pagamento por serviços ambientais em oito municípios. Também contempla propostas de estabilização de margens, implantação de parques e projetos modulares, com estimativa de recomposição de 130,94 hectares e conservação de 143,67 hectares de áreas úmidas. A região tem potencial para o plantio de mais de 218 mil mudas e poderá beneficiar aproximadamente 400 mil pessoas em municípios como Barretos, Bebedouro e Araras.


Eixo Sul e Litoral


Já na região Sul e Litoral, o projeto contempla 17 cursos d’água, com diretrizes técnicas e programas de incentivo à preservação ambiental. Estão previstas iniciativas como implantação de parques, projetos modulares e ações de recomposição florestal, com potencial de recuperação de 177,13 hectares e conservação de 124,52 hectares de áreas úmidas. Na região, o projeto prevê o plantio de cerca de 289 mil mudas e potencial de benefício para mais de 715 mil pessoas em municípios como Taubaté, Caraguatatuba, Marília e Presidente Prudente.


De forma geral, o projeto estima potencial de benefício para mais de 2 milhões de pessoas em diferentes regiões do Estado. Os investimentos realizados na elaboração dos estudos e projetos do Projeto Mananciais somam aproximadamente R$ 7,7 milhões. As propostas desenvolvidas poderão subsidiar futuras ações no âmbito das políticas públicas estaduais de segurança hídrica e proteção de mananciais


Fonte: SP Águas

Comentários


FOOTER-STAKEHOLDERS-SITE-REBOB.jpg
logo-rebob-rodapé.png

A Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas - REBOB é uma entidade sem fins lucrativos constituída na forma jurídicos de Associação Civil, formada por associações e consórcios de municípios, associações de usuários, comitês de bacia e outras organizações afins, estabelecidas em âmbito de bacias hidrográficas.

  • LinkedIn App Icon
  • Wix Facebook page
bottom of page