SP Águas capacita mais de 400 técnicos em segurança de barragens em maratona de workshops pelo Estado
- amandachicattomkt
- há 2 dias
- 1 min de leitura

Ciclo de capacitação, encerrado em janeiro, percorreu regiões estratégicas e reuniu representantes dos 21 Comitês de Bacias Hidrográficas para fortalecer a gestão preventiva e a segurança hídrica
A SP Águas (Agência de Águas do Estado de São Paulo), por meio da Escola das Águas, concluiu neste mês de janeiro um ciclo estratégico de capacitação voltado à Segurança de Barragens. A iniciativa, que teve início no segundo semestre de 2025, promoveu sete workshops regionais, impactando diretamente mais de 400 profissionais, entre técnicos, gestores públicos e membros dos 21 Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado.O objetivo da ação foi descentralizar o conhecimento técnico e fortalecer a cultura de prevenção em infraestruturas hídricas. Ministrados pelo engenheiro da SP Águas Noboru Minei, referência nacional no setor, os encontros aprofundaram conceitos fundamentais, desde princípios técnicos de segurança estrutural até marcos legais e normativos vigentes.
MetodologiaOs workshops adotaram uma metodologia participativa, focada na troca de experiências sobre as realidades de cada local. Os participantes debateram situações reais de operação e manutenção enfrentadas nas diferentes bacias hidrográficas paulistas.A integração da Política de Segurança de Barragens com a Política de Recursos Hídricos foi um dos pontos importantes colocados em debate, reforçando a necessidade de uma atuação articulada entre os diversos atores do sistema para mitigar riscos.“A segurança hídrica de São Paulo não depende apenas de obras físicas, mas fundamentalmente da capacitação contínua de quem monitora, opera e gerencia esses sistemas. Ao levar esse conhecimento para as pontas, de forma regionalizada, a SP Águas garante que a cultura da prevenção e a resposta técnica sejam padronizadas e eficientes em todo o estado,” afirma Anderson Esteves, Diretor da SP Águas.
Fonte: SP Águas







Comentários