SP Águas e Instituto Água e Saneamento (IAS) fortalecem parceria estratégica para monitoramento hídrico na Grande São Paulo
- 12 de dez. de 2025
- 1 min de leitura

A SP Águas (Agência de Águas do Estado de São Paulo) recebeu, nesta semana, a visita de representantes do Instituto de Águas e Saneamento (IAS) para um intercâmbio técnico focado em segurança hídrica. O encontro foi conduzido pelo Diretor da agência, Anderson Esteves, ao lado do gerente de Inovação e Sustentabilidade, Rafael Chasles, e do chefe da Divisão da Sala de Situação, Josielton Santos. Os representantes da SP Águas apresentaram a infraestrutura de monitoramento à pesquisadora sênior em políticas públicas do IAS, Paula Pollini, e ao coordenador de Conhecimento e Difusão, Eduardo Caetano, visando estreitar a cooperação entre as instituições.
Tecnologia e Transparência na Gestão da Água
Durante o encontro, foi apresentada a Sala de Situação SP (SSSP) e suas ferramentas de monitoramento hidrológico. A SSSP acompanha as condições hidrometeorológicas e ocorrência de eventos críticos no Estado, além de subsidiar a gestão de recursos hídricos.
O diretor Anderson Esteves destacou a importância da aproximação com o IAS – organização da sociedade civil reconhecida por promover o engajamento público e difundir conhecimento técnico: “A gestão eficiente da água exige tecnologia de ponta e diálogo constante com a sociedade. Ao apresentarmos nossa estrutura e ferramentas à equipe técnica do IAS, reafirmamos nosso compromisso com a segurança hídrica e abrimos frentes para novas parcerias estratégicas,” completou, Esteves.
A visita marca um passo importante na consolidação da agência como referência em inovação e sustentabilidade, demonstrando que o monitoramento e a cooperação técnica são chaves para a resiliência hídrica no Estado.
Fonte: SP Águas







Trabalho com análise de sistemas e sei que a transparência é tudo. Usuários buscam confiabilidade em plataformas digitais, desde sites de entretenimento como brazino777 online até portais governamentais, mas quando se trata de água, a precisão é vital. Unir a expertise da SP Águas com a tecnologia do IAS para monitorar nossas bacias é um golaço. Precisamos que esses dados sejam públicos e acessíveis para que a sociedade civil também possa fiscalizar.