top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Toma posse a nova gestão do Sistema de Recursos Hídricos do Ceará



A manhã da última segunda-feira (27) foi marcada pela cerimônia de posse da nova gestão do Sistema de Recursos Hídricos do Ceará. Foram empossados os secretários, presidentes, superintendentes e diretores da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e Superintendência de Obras Hidráulicas do Ceará (Sohidra).


O Governo do Estado concentrou esforços na adoção de uma política de Recursos Hídricos e realizou a criação do Sistema de Gestão dos Recursos Hídricos, como também a implantação de um Plano Estadual que consolidou a Política Estadual de Recursos Hídricos e ampliou a capacidade do Estado de lidar com o problema da escassez hídrica.


Segundo o secretários dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro,a nova gestão seguirá o trabalho que já vem sendo realizado. “Hoje, a gestão hídrica do Ceará é referência para vários outros Estados. O nosso clima nos fez resilientes a vários cenários. Então, seguiremos com a mesma metodologia, ajudando os municípios e evitando que entrem em algum tipo de colapso. Faremos uma gestão com os quatro órgãos unidos e trabalhando em sintonia”.



Além do secretário Robério Monteiro, tomaram posse:


– Aderilo Alcântara – Secretário Executivo dos Recursos Hídricos – Ramon Rodrigues – Secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna dos Recursos Hídricos – Yuri Castro – Presidente da Cogerh – João Lúcio Farias – Diretor de Planejamento da Cogerh – Tércio Tavares – Diretor de Operações da Cogerh – João Ricardo Rios – Diretor Administrativo Financeiro da Cogerh – Eduardo Sávio – Presidente da Funceme – Hoilton Rios – Diretor Técnico da Funceme – Luís César Pinho – Diretor Administrativo Financeiro da Funceme – Paulo Ferreira – Superintendente da Sohidra – Luciana Brandão – Superintendente Adjunta da Sohidra



O presidente da Cogerh, Yuri Castro, agradeceu a oportunidade de assumir a titularidade de um órgão tão importante como a Cogerh. “É sempre uma honra servir ao Sistema de Recursos Hídricos do Ceará, pois sei que é composto por órgãos responsáveis que trabalham incansavelmente para garantir água de qualidade para o consumo humano”.


Participaram da solenidade os deputados estaduais Jeová Mota, Nizo Costa, De Assis Diniz, Marcos Sobreira e Missias do MST, o secretário da Pesca do Ceará Oriel Filho, o secretário do Desenvolvimento Agrário Moisés Brás, o presidente da CearáPrev Juarez Diógenes, os secretários executivos da Infraestrutura Ronaldo Borges e Liana Fujita, secretário executivo da Educação Helder Nogueira e o secretário executivo da SDA, Marcos Jacinto, além de representantes dos Comitês de Bacias, secretários municipais e vereadores.


Fonte: SRH-CE

15 visualizações
bottom of page