top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Três CBHs no Paraná abrem debate sobre o uso adequado da água

Três Comitês de Bacias Hidrográficas abrem debate sobre o uso adequado da água


Foto: Jheniffer Valeria

O Instituto Água e Terra (IAT), órgão vinculado à Secretaria estadual do Desenvolvimento Sustentável, vai promover três reuniões de Comitês de Bacias Hidrográficas para debater a respeito da gestão dos recursos hídricos nas regiões Oeste, Noroeste, Central, Centro-Oeste, Vale do Ivaí e Metropolitana de Curitiba.


Os encontros podem ser acompanhados ao vivo pelo canal do YouTube dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Paraná. O objetivo é garantir transparência nas decisões em relação ao uso adequado das águas.


Nesta quinta-feira (30), às 14 horas, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Ivaí e Paraná 1 se reúne pela primeira vez em 2023. Entre os temas que serão abordados em plenária estão a revisão do regimento interno e a criação da Câmara Técnica de Instrumentos de Gestão (CTINS). O encontro ocorre por meio de plataforma Zoom e também podem ser acompanhados ao vivo pela sociedade via Youtube, neste link.



Na próxima terça-feira, 4 de abril, às 9 horas, ocorre a 7ª reunião ordinária e a primeira do ano do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piquiri e do Paraná 2. No encontro está previsto o início das discussões sobre a elaboração do Termo de Referência para contratação do Plano de Bacia. Também serão abordados temas relacionados a áreas críticas quanto ao uso dos recursos hídricos.


A plenária acontecerá de forma online e poderá ser acompanhada pelo Youtube por meio deste link.


No dia seguinte, quarta-feira, 5 de abril, às 9h30, acontece a 27ª Reunião Ordinária do Comitê da Bacias do Alto Iguaçu e Afluentes do Alto Ribeira, que abrange a Região Metropolitana de Curitiba. O encontro servirá para planejamento das ações do ano, com a discussão de propostas para criação de grupos de trabalho e a aprovação do Termo de Referência de Reenquadramento de trechos específicos dos rios. A reunião será transmitida no YouTube na página Comitês de Bacias Hidrográficas do Paraná, neste link.



COMITÊS – Os comitês são responsáveis pela gestão das políticas públicas referentes aos usos dos recursos hídricos, a fim de garantir água em quantidade e qualidade para a população, além de preservar seu entorno e a biodiversidade.


O IAT é o órgão executivo gestor do Sistema Estadual de Recursos Hídricos e desempenha o papel de agência de água dentro dos comitês, fornecendo apoio técnico e financeiro, além de atuar na secretaria executiva deles. Os grupos têm poder normativo, deliberativo e consultivo e é composto por representantes do Poder Público, usuários da água e sociedade civil.


Fonte: Instituto Água e Terra

8 visualizações
bottom of page