top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Vem aí a 20ª edição do Seminário Latino-Americano de Água e Gênero



O seminário tem como objetivo discutir temas de pesquisa no campo dos recursos hídricos na América Latina, tendo como eixo do debate a relevância de uma perspectiva de gênero, inclusiva e baseada nos direitos humanos. É composto por uma palestra seguida de roda de conversa.


Será realizado no dia 27/04 (quinta-feira) de 14h às 16h | Horário de Brasília


Nesta edição a palestra "Mulheres Rurais e o protagonismo na agricultura familiar" será realizada por Mariana Martins e mediada por Fernanda Matos.


A agricultura familiar reflete a construção histórica de gênero, na qual as mulheres se responsabilizam pelo trabalho doméstico e de cuidado que dá suporte a organização da produção. Em contraposição a este cenário, as práticas organizativas das mulheres rurais em busca do reconhecimento de seus direitos e da visibilidade de seus trabalhos na agricultura, ganharam força na década de 1980 no Brasil. O movimento das mulheres rurais ganha e tem ganhado visibilidade, com suas lutas pela emancipação e autonomia. A repercussão tem ocorrido a nível de políticas públicas concebidas para responder às reivindicações femininas. Em sua fala, Mariana abordará questões sobre as mulheres rurais e o manejo de água na produção agrícola, e também o comércio justo como indutor de equidade de gênero, além de apresentar alguns exemplos de boas práticas em desenvolvimento.


Marina Martins é Mestra em Administração, na linha de concentração de Estudos Organizacionais, Trabalhos e Sociedade pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais (CEPEAD/UFMG) (2019). Pesquisadora do Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS/UFMG). Pós-Graduanda em Meio Ambiente e Sustentabilidade (FGV). Bacharela em Administração Pública pela Universidade Federal de Alfenas (2017). Bacharela Interdisciplinar em Ciência e Economia pela Universidade Federal de Alfenas (2016). É consultora e pesquisadora em Sustentabilidade e Equidade de Gênero. Trabalha com as temáticas: Economia Solidária, Desenvolvimento Sustentável, Desenvolvimento Rural, Feminismo, Relações de Gênero, Relações de Poder, Agroecologia, Agricultura Familiar, Economia Feminista, WASH - Água, saneamento e higiene. Políticas públicas da agricultura familiar e políticas públicas transversais às temáticas de gênero e feminismo. Para participar, inscreva-se: https://www.sympla.com.br/seminario-latino-americano-agua-e-genero-20-edicao__1933667?share_id=a18fe


Os eventos são gratuitos com emissão de certificado aos participantes.

Acompanhe as redes sociais para mais informações. Instagram: @slaagevento Facebook: Slaag Seminário YouTube: https://www.youtube.com/@seminarioaguaegenero

74 visualizações
bottom of page