top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Vinhedo inaugurou nova represa nesse sábado, 19



A cidade de Vinhedo inaugura nesse sábado, dia 19, a Represa IV, localizada na divisa entre o município e Itupeva. A aquisição da área de 72.800 metros quadrados, marco histórico de Vinhedo, oficializada em junho deste ano, amplia a oferta de água à população e a segurança hídrica. A nova represa foi batizada de Waldemar Brunelli em homenagem ao empresário e comerciante vinhedense, que atuou ativamente em projetos sociais na cidade.

A última represa de água bruta na cidade foi construída há 43 anos, quando a cidade tinha perto de 15 mil habitantes. Hoje o município é mais de cinco vezes maior e soma 81.516 moradores, segundo o IBGE. “A Represa IV é uma grande conquista para Vinhedo, iniciativa histórica da nossa administração porque representa um grande salto na reservação de água para os moradores diante do cenário de escassez dos últimos anos”, afirmou o prefeito Dr. Dario Pacheco.

A Prefeitura de Vinhedo obteve a outorga de 40 m³/h do Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE) para captação de água na Represa IV, que irá contribuir para o abastecimento da Estação de Tratamento de Água (ETA) 2. Segundo a Sanebavi, a nova represa possui 152.500m³ de água, conforme batimetria realizada em 2020, capacidade equivalente a 92% da Represa I (165.500 m³), 52% da Represa II (291.800 m³) e quatro vezes maior que a Represa III (40.000m³). A área foi adquirida por R$ 4,2 milhões, recursos municipais.

A inauguração acontecerá a partir das 9h, nesse sábado, dia 19, na Rodovia Miguel Melhado Campos, 5.000.

Fonte: ASSCOM/Vinhedo / Consórcio PCJ

37 visualizações
bottom of page