Sumário da água

Blog da REBOB

Votação para indicar Produtor de Água no Pipiripau como vencedor de prêmio internacional vai até 25

Realizado por várias instituições para estimular conservação de água e solo na bacia do Ribeirão Pipiripau (DF), projeto é um dos 12 finalistas da premiação water changemaker awards. Parte da escolha do vencedor levará em conta a votação popular.


Propriedade rural beneficiada pelo Produtor de Água no Pipiripau -

Foto: Raylton Alves / Banco de Imagens ANA

Até 25 de janeiro, a Parceria Global pela Água (GWP na sigla em inglês) fará uma votação popular para os 12 trabalhos finalistas da premiação Water ChangeMaker Awards, que reconhece iniciativas de todo o mundo que promovem mudanças socioambientais por meio das águas. O trabalho que representa o Brasil na disputa é o Projeto Produtor de Água no Pipiripau, que estimula a conservação de água e solo na bacia do ribeirão Pipiripau (DF). Você pode ajudar a iniciativa a ganhar a premiação votando pelo site www.gwp.org/en/waterchangemakers/vote, clicando no ícone com coração abaixo do texto sobre o Projeto. A votação popular será parte do processo de escolha do vencedor da premiação.


O trabalho ganhador será anunciado em 25 de janeiro durante a Cúpula de Adaptação Climática 2021, que acontecerá na modalidade on-line. Inscrito na premiação pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (ADASA); o Produtor de Água no Pipiripau concorrerá com ações realizadas nos seguintes países: Bangladesh, Bolívia (2), Butão, Canadá, Egito, Equador, Filipinas, Honduras, México e Quênia.


Vigente até 2023, o Produtor de Água no Pipiripau tem o objetivo de promover a recuperação hidroambiental da bacia hidrográfica do ribeirão Pipiripau de modo a ampliar a oferta de água que abastece cerca de 180 mil habitantes do Distrito Federal, além de melhorar a qualidade do recurso. A iniciativa conta com a atuação da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e uma série de instituições parceiras listadas em: www.produtordeaguapipiripau.df.gov.br.


Devido à sua baixa disponibilidade hídrica – principalmente nos períodos mais secos do ano –, a bacia do ribeirão Pipiripau tem um histórico de conflito pelo uso da água, que vem sendo amenizado desde o início do Projeto em 2012.


Na bacia, que ocupa uma área de 23.527 hectares (90,3% no DF e o restante em Goiás), o uso preponderante da água é para irrigação, principalmente de hortaliças. Isso acontece especialmente por conta do canal de irrigação Santos Dumont, que utiliza água do ribeirão e teve sua revitalização entregue recentemente em 2 de outubro. Outros usos expressivos são a dessedentação de animais e a aquicultura.


O Programa Produtor de Água


Criado em 2001, o foco do Programa Produtor de Água é o estímulo à política de pagamento por serviços ambientais (PSA), que recompensa os produtores rurais por ações de conservação de água e solo. Com o objetivo de proteger os recursos hídricos no Brasil, a ANA apoia projetos que visam à redução da erosão e do assoreamento de mananciais no meio rural, melhorando a qualidade e a oferta de água – inclusive aquela que chega às cidades para seu abastecimento.


A ANA apoia projetos do Produtor de Água por todo o Brasil, beneficiando habitantes das regiões metropolitanas de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Palmas (TO), Rio Branco (AC), Campo Grande (MS), Goiânia (GO) e Brasília (DF). Cerca de 1.200 produtores rurais já aderiram à iniciativa e esses projetos abrangem uma área de aproximadamente 400 mil hectares, dos quais 40 mil já foram recuperados pelo Produtor de Água.


Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)

Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

(61) 2109-5495/5103/5129

53 visualizações