Sumário da água

Blog da REBOB

Webinário: Avaliação da contaminação de fundo de reservatórios com especialistas do Brasil e dos EUA

Avaliação da contaminação de fundo de reservatórios é o tema de webinário com especialistas do Brasil e dos Estados Unidos



Nesta terça-feira, 22 de fevereiro, a partir das 10h, acontecerá o webinário com o tema Avaliação de Contaminação de Fundo. O encontro faz parte da série de 20 webinários gratuitos com especialistas do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS na sigla em inglês) e da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA na sigla em inglês), cujo início foi em novembro de 2021. A discussão será transmitida via plataforma Zoom em https://bit.ly/ANA2022W, sendo que haverá tradução simultânea de inglês para português. Não é necessário fazer inscrição e basta entrar no link no dia e no horário marcados.


Às 10h o coordenador da Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade da Água da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Maurrem Vieira, e a analista ambiental do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), Vanessa Saraiva, abordarão a temática das rupturas das barragens de Brumadinho e Fundão. Na sequência, às 11h, James Landmeyer e Scott McBride, representantes do USGS, apresentarão o seguinte assunto: Usando os Isótopos Estáveis de Rochas, Minerais, Solo e Água para Entender as Condições Naturais versus as Condições Impactadas. Entre as 12h e a 13h, haverá um espaço para discussão entre os participantes do webinário.


Durante a série de 20 webinários, que se estenderá por 2022, especialistas estadunidenses farão apresentações técnicas sobre temas relacionados à gestão de recursos hídricos, regulação, fiscalização de usos de recursos hídricos e qualidade de água em diferentes aspectos – saneamento básico, monitoramento, acidentes ambientais, avaliação de qualidade de água e boas práticas no tema. Metade dos encontros serão voltados às temáticas de fiscalização dos usos de recursos hídricos e compliance, que observa o cumprimento e como fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para as atividades de uma instituição.


Apesar de ter seus eventos abertos à participação dos interessados nos temas, a série é voltada especialmente para os servidores da ANA, órgãos gestores estaduais de recursos hídricos, alunos e professores do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua). Esses públicos terão a oportunidade de enriquecer as discussões e conhecer novas abordagens sobre os assuntos que serão apresentados. A série de webinários é realizada pela ANA, ProfÁgua, USGS e EPA.


Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM) Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) (61) 2109-5129/5495/5103 www.gov.br/ana | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | LinkedIn

2 visualizações