top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Webinário para lançamento de Relatório de Segurança de Barragens 2024/2025 com panorama da temática é remarcado para 1º de julho

  • amandachicattomkt
  • 26 de jun. de 2025
  • 2 min de leitura

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) lançará o Relatório de Segurança de Barragens 2024/2025 (RSB 2024/2025) durante webinário transmitido via canal da ANA no YouTube. Inicialmente o evento seria no dia 30 de junho, mas foi remarcado para 1º de julho, próxima terça-feira, às 15h. Essa publicação é elaborada anualmente sob a coordenação da ANA com base em informações enviadas pelos 33 órgãos fiscalizadores de segurança de barragens ativos no País. 


Os objetivos do Relatório são apresentar à sociedade um panorama da evolução da segurança das barragens brasileiras e da implementação da Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), estabelecida pela Lei nº 12.334/2010. Além disso, o documento aponta diretrizes para a atuação de órgãos fiscalizadores e empreendedores (responsáveis) desse tipo de estrutura, oferecendo insumos para a promoção de ações preventivas e corretivas junto aos envolvidos na temática de segurança de barragens. 


As edições anteriores do relatório estão disponíveis na íntegra em: https://www.snisb.gov.br/portal-snisb/documentos-e-capacitacoes/rsb


Segundo a PNSB, a ANA é responsável pelo cadastro e pela fiscalização das barragens de usos múltiplos da água em corpos hídricos de domínio da União para as quais emite outorga de direito de uso de recursos hídricos – exceto àquelas destinadas à geração hidrelétrica que são fiscalizadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Os órgãos estaduais de recursos hídricos são responsáveis pela fiscalização de barramentos de usos múltiplos da água em rios estaduais, para os quais o órgão estadual é competente para emitir a outorga dessas estruturas. 


Para as barragens de acumulação de resíduos industriais, a fiscalização é de competência de órgãos licenciadores federal, estaduais e municipais; dependendo de quem emitiu a licença ambiental. No caso das estruturas para armazenamento de rejeitos de mineração e resíduos nucleares, a fiscalização fica a cargo da Agência Nacional de Mineração (ANM). Para mais informações sobre a PNSB, seus instrumentos e as barragens reguladas, acesse o Portal Cidadão do SNISB


Fonte: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

1 comentário


Bom Dia!

As hidrelétricas nunca foram um tipo de obtenção de energia limpa e renovável. Há muitas provas da destruição dos recursos naturais onde esse sistema de obtenção de energia foi implantado.

Quantos vales de rios, igarapés e córregos foram destruidos, assim como a fauna e flora, contribuindo e aumentando as populações atingidos por barragens. O Brasil tem conhecimento e estruturas suficientes para produção de energia menos impactantes, o que falta é Vontade Política, se esse Congresso Nacional fosse realmente preocupado com o BEM Estar da População BRASILEIRA.

Curtir
FOOTER-STAKEHOLDERS-SITE-REBOB.jpg
logo-rebob-rodapé.png

A Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas - REBOB é uma entidade sem fins lucrativos constituída na forma jurídicos de Associação Civil, formada por associações e consórcios de municípios, associações de usuários, comitês de bacia e outras organizações afins, estabelecidas em âmbito de bacias hidrográficas.

  • Telegram
  • LinkedIn App Icon
  • Wix Facebook page
bottom of page