Os eventos iniciaram dia 19 em Brasília e reuniram diversos profissionais da área. No local foram apresentados, aproximadamente, 16 palestras e mais de 30 trabalhos. O evento finalizou gerando boas expectativas para a próxima edição.
A professora do Programa de Pós-graduação em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos da Universidade de Brasília, Conceição de Maria Albuquerque Alves, considera que o XIV ENAU e o IV SRRU “foram exitosos em suas propostas de fomentar discussões técnicas de qualidade, compartilhar experiências e alavancar pesquisas e oportunidades de inovações na temática de águas urbanas”.
Ela explica ainda sobre a importância destes eventos: “As palestras e os trabalhos apresentados mostraram qualidade científica e engajamento técnico de profissionais e instituições comprometidos em apresentar soluções e respostas tempestivas aos enormes desafios da drenagem no país”, conta.
“Fica a mensagem principal de fundamentar a regulação da drenagem em bases científicas, com cooperação e com atenção ao olhar local das comunidades urbanas. Muitas perguntas permanecem, mas elas são motivação para insistir na caminhada e em novos encontros. Que venham as próximas edições”, finaliza.
No encerramento dos eventos, cinco trabalhos foram premiados, são eles:
HISTÓRIA E TURISMO COMO ELEMENTOS IMPORTANTES PARA ALAVANCAR A REVITALIZAÇÃO DE CURSOS D’ÁGUA URBANOS
Arivânia Bandeira Rodrigues ; Jaime Joaquim da Silva Pereira Cabral
UNIVERSALIZAÇÃO DO SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL: UMA AVALIAÇÃO DA DRENAGEM URBANA ENQUANTO COMPONENTE MARGINAL
Alesi Teixeira Mendes; Conceição de Maria Albuquerque Alves
APLICAÇÃO DE TÉCNICAS COMPENSATÓRIAS DE BIORRETENÇÃO PARA AUMENTO DA RESILIÊNCIA À CHEIAS EM UMA BACIA DE MÉDIA URBANIZAÇÃO
Marina Batalini de Macedo; Maria Clara Fava; Ana Carolina Sarmento clique aqui Buarque 3; Eduardo Mario Mendiondo 4
RESERVATÓRIO DE DUPLA FINALIDADE PARA ARMAZENAMENTO COM USOS NÃO POTÁVEIS E AMORTECIMENTO DE CHEIAS
Liriane Élen Böck1; Vitória Martin; Bibiana Bulé; Fabiana Campos Pimentel; Cristiano Gabriel Persch; Rutineia Tassi; Daniel Gustavo Allasia Piccilli
IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS DE RISCO DE INUNDAÇÃO NA BACIA DO CÓRREGO MANDAQUI, SÃO PAULO – SP
Renan Sergi Lopes; Melissa Cristina Pereira Graciosa
Durante o evento também foi apresentada a Carta de Brasília, que pode ser acessada – clique aqui e confira.
A ABRHidro mantém a Comissão Técnica de Águas Urbanas (CT-AU) há mais de 25 anos. A CT-AU é encarregada em desenvolver e coordenar, na entidade, as atividades no âmbito das águas urbanas. Inicialmente criada no domínio de Hidrologia Urbana, avançou no conceito mais amplo sobre questões e problemas em relação às águas em meio urbano, em sua própria denominação “águas urbanas”.
Fonte: ABRHidro
Comments