top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Água na região nordeste

Escrito por Bruna Soldera



A região Nordeste é uma das regiões mais belas do Brasil, tem o turismo como forte atrativo e principalmente o turismo relacionado a água, como as belas praias de todos os 9 estados (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia), as lindas cachoeiras como a cachoeira da Fumaça na Chapada Diamantina no Estado da Bahia, cachoeira da Tiririca no Estado de Alagoas, cachoeira da Pedra Caída no Maranhão e muitas outras. Além disso, temos rios importantes nessa região: Rio São Francisco, Rio Paraíba, Rio Jaguaribe, dentre outros. Apesar da sua beleza natural, a região Nordeste ainda enfrenta uma triste realidade em relação ao abastecimento de água. O Nordeste tem a menor quantidade de recursos hídricos do Brasil, em contrapartida tem uma alta densidade demográfica e isso dificulta o abastecimento de água.

Segundo a Eco Nordeste (2020) 27,6% dos nordestinos ainda carecem de água em suas torneiras e 72% da população ainda não possui coleta de esgoto.

A região é castigada por um longo período de seca, sendo que em muitos locais o período chuvoso dura apenas 4 meses. De acordo com a BRK Ambiental, “em áreas rurais, que englobam 50% da população de 42,3% dos municípios do Nordeste, a preocupação é com abastecimentos advindos de fontes alternativas. Muitas vezes, fontes alternativas de água, como poços artesianos, não garantem a qualidade da água e não recebem o tratamento adequado, o que pode ocasionar uma série de complicações, especialmente para a saúde”.

Pexels
Pexels

Perda de água é um problema para região Nordeste

A região é a segunda no ranking das regiões que sofrem com perda de água, 45,98% do total de água distribuída é perdida ao longo do caminho de abastecimento, no Estado de Pernambuco isso é ainda mais grave, 50,9% da água tratada se perde na distribuição, além disso, o Estado possui o maior índice de captação de água salobra (mais sais dissolvidos na água e considera-se imprópria para consumo) (EOS, 2021). Há algumas exceções, Teresina capital do Piauí distribui água tratada para 100% da população, mais de 800 mil habitantes recebem água tratada em suas torneiras (EOS, 2021).

Águas subterrâneas

40% da população rural da região Nordeste sofre com a falta de água (ACTIONAID, 2021) e muitas vezes a única fonte de água doce é a água subterrânea e que muitas vezes encontra-se imprópria para consumo devido a quantidade de sais dissolvidos.

Umas vez que 70% dos poços da região semiárida do Brasil tem águas salobras ou salinas, a água subterrânea é em grande parte das vezes a única fonte de água doce, diante disso, o Governo Federal criou o Programa Água Doce (PAD) que “visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais na implantação e gestão de sistemas de dessalinização no semiárido brasileiro, levando-se em consideração a característica da presença de sais nas águas subterrâneas desta região” (DESENVOLVIMENTO REGIONAL, 2019).

Em muitas cidades litorâneas da região é comum a água subterrânea tornar-se imprópria para o consumo devido a intrusão salina, isso é causado, principalmente, pela super-explotação dos aquíferos.

O uso de caminhões pipa na região Nordeste

Os caminhões pipa são bastante utilizados nas cidades nordestinas, pois ajudam a minimizar a falta de abastecimento de água.

A Operação Carro-Pipa é um programa de mútua cooperação técnica e financeira entre os Ministérios do Desenvolvimento Regional e da Defesa, sendo seu objetivo a realização de ações complementares de apoio às atividades de distribuição de água potável às populações atingidas por estiagem e seca na região do semiárido nordestino e região norte dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo. O Exército Brasileiro é quem atua como Órgão de Execução para planejamento e operacionalização das ações de apoio à distribuição de água potável (PORTAL OPERAÇÃO CARRO PIPA).

Na entrevista ao Programa Porque O Mundo Precisa de Água, o General Pedro Fioravante Neto, General do Exército Brasileiro e ex-coordenador coordenador da Operação Carro-Pipa no Semiárido Brasileiro, falou um pouco dessa ação que leva água e oportunidades para quase 4 milhões de pessoas. Segundo o Gen. Fioravante “aquela água que é entregue pelo carro pipa mantém o sertanejo na sua própria região e leva dignidade para população”. Veja a entrevista completa AQUI.

Curso de Especialização EAD em Gestão de Recursos Hídricos da UFPA

Conheça o Curso de Especialização EAD em Gestão de Recursos Hídricos da UFPA, um curso multidisciplinar, com professores da Universidade e do mercado de trabalho. Além de aulas dinâmicas, o aluno terá acesso a webinars com profissionais já estabelecidos da área. Essa é a sua chance de evoluir: https://materiais.aguasustentavel.org.br/gestao-de-recursos-hidricos Fonte: Instituto Água Sustentável IAS

174 visualizações
bottom of page