top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Água para geração de energia: como funciona uma hidrelétrica?

Escrito por Bruna Soldera - Instituto Água Sustentável IAS


Você sabe o que é uma usina hidrelétrica?

De uma forma bem simples de entender a usina hidrelétrica é “um conjunto de obras e equipamentos usados para produzir energia elétrica a partir do aproveitamento do potencial hidráulico de um rio. Este é dado pela vazão hidráulica e pela concentração dos desníveis existentes ao longo do curso do rio. Os desníveis podem ser naturais (cachoeiras) ou construídos na forma de barragens ou através do desvio do rio de seu leito natural para a formação de reservatórios” (ECYCLE).


Assim, a água é o “ingrediente” principal, sem ela uma usina hidrelétrica para, não há geração de energia e em consequência muitos outros serviços são prejudicados.


Como funciona uma usina hidrelétrica?


Para construção de usinas hidroelétricas é preciso a escolha de locais que seja possível aproveitar desníveis naturais dos cursos de rios, sendo que estes devem possuir vazão mínima para a produção de energia elétrica. As hidrelétricas podem ser classificadas como Pequenas Centrais Hidrelétricas e Grandes Centrais Hidrelétricas.


“As pequenas centrais hidrelétricas que são popularmente chamadas de PCH’s operam em uma faixa de geração de energia de 1 a 30 MW (megawatts) e com um reservatório inferior a uma área de 3km². Já as grandes centrais hidrelétricas, conhecidas pela silga de GCH’s operam com potências acima de 30 MW (megawatts) e possuem um reservatório com áreas superiores a 3km²” (TREZE TÍLIAS).


A geração da energia elétrica por uma central hidrelétrica funciona da seguinte forma (TODA MATÉRIA):


1. A energia potencial gravitacional que se converte em energia cinética é obtida pelo represamento da água;

2. Esse represamento provoca a pressão que converte energia hidráulica em energia mecânica;

3. Essa energia mecânica é transferida para a turbina hidráulica que será convertida em energia elétrica;

4. A energia elétrica produzida é transmitida para uma ou mais linhas de transmissão, interligadas à rede de distribuição;

5. Porém, parte dessa energia é "perdida" sob a forma de calor que aquece a linha de transmissão.


Fonte: https://www.todamateria.com.br/usina-hidreletrica/
Fonte: https://www.todamateria.com.br/usina-hidreletrica/

Algumas vantagens da energia produzida em uma usina hidrelétrica são: fonte renovável de energia, produção mais barata em relação à produção nuclear, menos impacto ao meio ambiente em relação às usinas termoelétricas a base de petróleo ou carvão. Alguns pontos negativos são: impactos ambientais a fauna e flora para construção, alagamento de várzeas, aumento do nível dos rios e pode contribuir com assoreamento e erosão em alguns pontos na região.


Grandes Usinas Hidrelétricas (MUNDO OEC, 2020):


1. Três Gargantas, China (22.500 MW): A construção durou 19 anos e foi concluída em 2012, ultrapassando a usina de Itaipu, que até então era considerada a maior do mundo.

2. Itaipu, Brasil e Paraguai (14.000 MW): Considerada uma usina binacional, sendo responsável por atender quase 15% da demanda de energia brasileira e 93% do Paraguai, sua energia acumulada desde o início de sua operação, em 1984, abasteceria o mundo por 43 dias.

3. Xiluodu, China (13.860 MW): A terceira maior usina hidrelétrica do mundo foi concluída em 2014

4. Belo Monte, Brasil (11.233 MW): Considerada a maior hidrelétrica 100% brasileira, está localizada no rio Xingu, no Pará, entre os municípios de Altamira, Brasil Novo e Vitória do Xingu.

5. Guri, Venezuela (10.200 MW): localizada no Rio Caroni, estado de Bolívar, na Venezuela, possui 7.426 metros de comprimento e 162 metros de altura.


336 visualizações
bottom of page