top of page
Sumário da água

Blog da REBOB

Água que dá vida, mulheres que dão a vida pela água


Qual é a condição elementar para se confirmar a viabilidade de que haja vida em outros planetas? Água.


Qual é a condição elementar para que haja vida no planeta Terra? Água.


Por mais que tenha se tornado clichê para a sensibilização da sociedade, a afirmação continua sendo verdadeira: Água é Vida. E, em tempos de dedicarmos ações e decisões à preservação de vidas, o olhar para a água como indispensável precisa fazer parte delas.


E de onde viria o olhar voltado ao acolhimento, ao cuidado e à manutenção da vida se não da mulher?


Como primar pela qualidade da água, como cobrar pelo que é essencial a todos, como distribuir a diversos e necessários usos algo tão precioso?


As mulheres envolvidas na gestão de recursos hídricos têm um olhar abrangente, complexo, integrador. Dedicam horas em busca de ações coordenadas, valorização dos atores envolvidos nas tomadas de decisão e na celebração de conquistas compartilhadas.


E, com essas mulheres, os valores femininos dão a base, o tom e fortalecem o processo de gestão compartilhada. São eles a empatia, a cooperação, o fazer coletivo e a visão holística da vida, em detrimento à competitividade, agressividade e pensamento linear.

Não há gestão descentralizada nem participativa se esses valores não estiverem na linha de frente, se não tiverem mulheres fazendo parte, e em todas as partes.


E um desafio à política de recursos hídricos, a partir de seu objetivo de assegurar água em qualidade e quantidade necessárias às presentes e futuras gerações, é assumir-se como ponto de origem para as políticas ambientais, fluindo e correndo por seus diversos contornos, garantindo que possamos cuidar da vida na Terra sem precisar buscá-la em outros planetas.



Rachel Azzari


Coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente. Mãe de duas meninas, acredita que a vida só faz sentido se as pessoas estiverem unidas para realizar objetivos em comum

27 visualizações
bottom of page